top of page

O SEBRAE/ES apoia o empreendedorismo em suas mais diversas formas, e este ano amplia sua atuação no segmento de Artes Visuais fomentando o  1º Circuito ArtES.

 

A iniciativa se dá por meio do projeto de Economia Criativa, desenvolvido pelo SEBRAE / ES,  que atende cerca 200 empreendedores culturais.  O objetivo é promover o desenvolvimento econômico dos setores de artes plásticas, audiovisual e coletivos criativos localizados na Região Metropolitana de Vitória, por meio da dinamização produtiva e promoção de acesso a mercado desses setores.

O atendimento do SEBRAE/ ES junto aos artistas e galeristas possibilita ações que fortaleçam a atividade econômica dos empreendedores culturais, tais como planejamento estratégico, construção coletiva de portfólio de serviços, capacitações em finanças, marketing, vendas, gestão, inovação e captação de recursos.

Com a criação do Circuito, o público visitante terá acesso ao processo criativo do artista, ampliando sua percepção além da obra acabada.

Espera-se, a partir do mapeamento dos espaços criativos na Grande Vitória, aproximar as galerias e seus artistas da sociedade em geral, criando um ambiente favorável para a disseminação da arte visual capixaba. 

 

Ruy Dias de Souza

Diretor de Atendimento do SEBRAE / ES

 

Um encontro entre o público e a produção

 

Cada dia mais, o verbo ocupar se confirma como personagem central na arte produzida na cidade de Vitória. Da Virada Cultural às iniciativas empreendidas pelos coletivos do Centro da cidade, das atividades ligadas à revitalização da região histórica às apresentações culturais em parques, praças e ruas, da indústria criativa à cultura popular, a movimentação ganha respeito e adesão, a olhos vistos.

 

O I Circuito ArtES, trabalho do SEBRAE e de um grupo de artistas locais que  espalha a produção cultural por diferentes espaços públicos e privados da Capital, imprime fôlego extra a este cenário, fomentando as artes visuais de modo coletivo e ampliando o acesso do público à produção artística de variadas vertentes. 

 

O projeto é também relevante em sua virtude de mapear e, ao mesmo tempo, estimular o empreendedorismo nas artes visuais da Grande Vitória.

São 73 artistas residentes e convidados, 30 empreendimentos, quatro espaços públicos, além de  20 ateliês e galerias, respirando arte e dando visibilidade à pluralidade da produção capixaba, com exposições e uma série de atividades ligadas ao debate.

 

A presença de dois espaços da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) nesta primeira edição do Circuito ArtES dialoga de perto com a nossa opção de estimular a vocação da cidade para a produção democrática, em rede e aberta ao público. O Memorial da Paz, instalado em uma região estratégica, às portas da Praça do Papa, têm como um de seus principais focos o de ampliar o acesso do público à 

produção contemporânea do Espírito Santo, enquanto o Casarão Cerqueira Lima, reaberto como parte da política de revitalização da Cidade Alta, aposta em mostras e lançamentos que ajudem a preservar a memória da cidade de Vitória. 

 

Ao lado dos outros espaços públicos e particulares integrantes do Circuito, esperamos contribuir para o encontro do público com a produção local e para o fortalecimento de uma rota que tenha o fazer artístico como motor principal.

 

Ana Laura Nahas

Secretária Municipal de Cultural de Vitória

 

Atuando desde 1992 em prol do desenvolvimento e divulgação das Artes Plásticas no Espírito Santo, o SINDIAPPES – Sindicato Dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo, comemora neste momento a realização de mais um sonho da classe artística de interagir de forma mais aberta para o público, dando mais do que a visibilidade de sua obra como também compartilhando seus espaços, laboratórios de criatividade.

Resultado de uma ação conjunta de todos os envolvidos tendo sendo a parceria do Sindiappes, foi sensibilizado  junto à Diretoria do SEBRAE-ES bem como a todos os nossos associados sobre a importância da inserção do segmento das artes visuais e à produção artística no programa de economia criativa da instituição. Cabeças uniram, criando estudos e projetos cujo resultado é a compreensão da importância da união de todos para o fortalecimento da categoria. 


O CIRCUITO ARTES surge neste âmbito em que os artistas se estabelecem profissionalmente, mostrando empreendedores e realizadores juntos liderados por um comitê gestor, propondo a multiplicação dos espaços, unindo ateliês, oficinas, escritórios e galerias de arte particulares e institucionais, de forma não polarizada, criando o primeiro circuito cultural na Grande Vitória inscrito na história do Espírito Santo.   

 

Queremos portanto, reafirmar publicamente, a importância da realização desse projeto, bem como agradecemos ao SEBRAE-ES e todos os parceiros que colaboram para este momento único, em que inauguramos o I CIRCUITO ARTES, “abrindo” as portas da Arte e Cultura do Espírito Santo.

 

Cacá – Carlos Benevides  

SINDIAPPES – Sindicato Dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo

Presidente

 

 

bottom of page